Esse negócio de pesquisa eleitoral é complicado, primeiro porque nem sempre é confiável e segundo porque acaba influenciando na escolha das pessoas.
Por exemplo: A pesquisa mostra que Fulano está em 1º lugar, e o povo ao ver isso, acaba acreditando que aquele candidato vai ganhar e em consequencia disso vota nele para 'não jogar seu voto fora'.
É claro que em muitos estados, aquilo que a pesquisa mostra, acaba se concretizando, porém nas eleições de 2008, em vários municípios, candidatos a prefeitura, que por sua vez apareciam em ultimo lugar nas pesquisas, acabaram ganhando.
O correto é você votar naquele candidato que tem as melhores propostas e que passa seriedade.
Em macapá- AP, o IBOPE divulgou o seguinte resultado para o 2º turno:


Mas o que ninguém sabia é que essa pesquisa é produzida pelo Amapá e membro do PSB. Talvez isso explique a liderança de Camilo Capiberibe, o que não significa que não seja a vontade do povo pôr ele como gestor na prefeitura. Mas acredito que esses percentuais que fazem com que o mesmo lidere a pesquisa, são aumentados para que os eleitores sintam-se mais ou menos pressionados ou obrigados a votarem nele. Uma pesquisa eleitoral influencia na decisão de uma pessoa mais do que podemos imaginar.
Mantenham-se atentos e pense bem antes de fazer a sua escolha !!!
:**
Um comentário:
Conheço essa imagem ai... :P
Sobre seu texto, muito bom, pesquisas realmente não ganham eleições, um bom exemplo disso foi quando o João ex-40 ganhou do Bala nas eleições p/ prefeito, sendo que bala era o favorito segundo dizia a pesquisa na época. Mas não vamos ser hipocritas, acho que o Camilo leva essa mesmo, até pela vitória forte que teve no 1º turno. Como não foram formadas grande alianças para este segundo turno penso eu que será muito dificil p/ Roberto, mas enfim, política é política e sabemos que tudo pode acontecer, é como no futebol, uma caixinha de surpresas.
Bjãooo amore! ;)
Postar um comentário