O profissional de design, sobretudo aquele que trabalha com a parte gráfica, para atingir o seu ápice e ter respaldo na sua carreira tem que percorrer um longo caminho. Três dos inúmeros quesitos que um designer gráfico deve aplicar com precisão são: criatividade, bom senso e ter rico repertório.
De acordo com meu professor de "Fundamentos do Design Digital", Marcos Mendes, o maior de todos os objetivos do profissional dessa area é comunicar algo a alguem de forma eficaz. E isso não é possível sem conhecer um pouco sobre tipologia (estudo das fontes ou tipos). "A escrita é algo extremamente importante num projeto gráfico e saber utilizá-la é fundamental" destacou ele.
Muito se discute atualmente sobre a diferença entre tipografia e tipologia. Segundo especialistas, a tipografia é o emprego de elementos gráficos que podem ser utilizados na escrita (números, formas, letras e simbolos) para construir uma mensagem visual, enquanto tipologia é o estudo de formação dos tipos utilizados. No entanto, hoje em dia o termo mais utilizado para designar tais procedimentos é a tipografia.
Eles afirmam que termo tipo é o desenho de uma determinada familia como por exemplo: Georgia, verdana, arial, entre outras. Os tipos constituem a principal ferramenta de comunicação, pois permitem que você dê expressão ao documento.
Bom design é aquele que utiliza bem as potencialidades da tipografia. Aliás, não é por acaso que o conhecedor do design de qualidade, consegue ver pelos tipos de letras utilizados, se quem fez determinado projeto, é ou não profissional.
Para construir uma pagina, por exemplo, alguns atributos devem ser levados em consideração. São eles:
1-Estilo: Negrito, sublinhado e italico.
2-Kerning: espaçamento entre os caracteres.
3-Entrelinha: espaçamento entre as linhas.
4-Fonte serifadas: pequeno prolongamento nas extremidades inferiores das letras, conhecido tambem como arremate.
5-Fonte sem serifa: Ausencia de serifa nas letras.
6-Artisticos: são diferentes e decorativos.
7-Manuscritos: parecem ser escritas à mão
Além desses fatores, o contraste, a repetição, o alinhamento e a legibilidade também são aspectos de suma importancia e que não devem ser descartados em hipotese alguma no processo de diagramação.
Bom, essas e outras são uma das principais regrinhas que um bom designer gráfico se inspira na hora de diagramar ou fazer algum projeto. Com isso podemos ver que para ser um profissinal da área não é uma tarefa nada fácil, em contrapartida é uma carreira apaixonante.
JuJubex's Music
sábado, 16 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário